Pré-escolar

Pré-escolar

A resposta social de Pré-Escolar foi criada a 01/10/1983, tendo capacidade para 25 crianças. Esta resposta social tem como objetivo apoiar as familias e crianças, de forma a facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar.

Esta resposta social pretende:

  • Proporcionar serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança;
  • Proporcionar atividades educativas e atividades de apoio à familia;
  • Complementar a ação educativa da familia;
  • Favorecer a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem e desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de realação, informação e compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança.

Os serviços prestados no Pré-Escolar definem-se em:

Componente de apoio à familia:

  • Atividades de apoio à familia que integram todos os periodos que estejam para além das 25 horas lectivas semanais ou das 5 horas lectivas diárias, tais como acolhimento e saida das crianças, as refeições e os tempos após as atividades pedagógicas;
  • Promoção do desenvolvimento integral da criança, acompanhando e estimulando o seu proicesso evolutivo;
  • Promoção dos cuidados básicos necessários à criança para ingresso no 1º Ciclo do Ensino Básico;
  • Promoção de atividades de animação socioeducativas que permitam o desenvolvimento de experiências estimulantes, sem caracter obrigatório, permitindo às crianças envolverem-se em outras atividades que lhes dêem maior satisfação  e que sejam livremente escolhidas; 
  • Atyividades realizadas em contexto de sala de atividades ou no espaço exterior, em tempos não integrados na componente educativa.

Componente educativa

Tem como principal objetivo o estimulo do desenvolvimento global da criança, nas suas componentes emocional, cognitiva, comunicacional, social e motora, através da implementação e adequabilidade de práticas lúdico-pedagógicas intencionais, estruturadas e organizadas, de acordo com o previsto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e que assentam nos seguintes fundamentos:

  • Desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis;
  • Reconhecimento da criança como sujeita do processo educativo;
  • Construção articulada do saber, integrada nas diferentes áreas de desenvolvimento;

Promove o desenvolvimento pessoal e social da criança, fomentando a sua inserção em grupos sociais diversos, respeitando a sua individualidade e a pluridade de culturas;

Colaboração no processo educativo com a familia;

Formação e desenvolvimento equilibrado, através da promoção de aprendizagens diferenciadas e significativas;

Tem uma duração de 5 horas diárias de atividades curriculares planificadas e desenvolvidas pela educadora no periodo entre as 9:00 - 12:00 e as 14:00 - 16:00.

Horário de Funcionamento: 07:00 - 19:00

Horário dos Serviços Administrativos: 09:00-12:30 / 14:00-16:00

*(pagamento de mensalidades no Infantário nos dias estipluados no mapa afixado no Infantário entre as 07:00 - 10:00 ou no periodo das 14:00-16:00, nos serviços administrativos localizados no Centro de Dia) 

Educadora Responsável

Educadora/Coordenadora Pedagógica - Isabel Vitoriano

269 595 254

A nossa Sala

em atualização