História

Um pouco de nós e da nossa História...

A  Casa do Povo de Alvalade, situa-se como o próprio nome indica, na vila de Alvalade, freguesia Alentejana que por sua vez pertence ao Concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal. 

A instituição foi fundada no ano 1943, sendo a sua primeira sede numa casa da Rua de São Pedro. No dia 15 de Fevereiro de 1964 foi inaugurado o atual edificio sede, situado na Praça D.Manuel I, que custára cerca de 600 contos na época. Neste periodo a Casa do Povo contava com 450 sócios efetivos, 280 contribuintes e assistindo um total de 1100 beneficiários. Assumia o pagamento de 50% das despesas de medicamentos, radiografias e análises, aos associados efetivos e seus falmiliares, garantia ainda subsidios por nascimento, casamento, morte, invalidez e transporte de doentes. 

Sabia que...

  • No dia 30 de Novembro de 1960 realizaram-se cerca de 50 casamentos de sócios da Casa do Povo, na Igreja Paroquial de Alvalade, por iniciativa desta instituição de forma a legalizar a situação de alguns dos seus associados.
  • As primeiras valências da Casa do Povo foram a Creche e Jardim-de-Infância "O Comboio", no ano de 1983. Estas instalações pertencem à autarquia e surgem de forma a responder às necessidades da população que trabalhava maioritariamente no campo.
  • Com a construção da nova sede da Casa do Povo em 1964, a população de Alvalade passou a dispor de um posto médico, bem como de um gabinete de Segurança Social, que funcionam até aos dias de hoje no mesmo espaço.

Em atualização